11 setembro 2010

TE PEGO ALÉM DO ÚLTIMO HOMEM

Te pego lá fora, Three O'Clock High, é um clássico dos anos 80 do diretor Phil Joanou sobre a jornada de um homem para a iluminação, uma jornada quebrando os limites de sua realidade, quebrando os limites do papel ao qual se encontra, uma ruptura lhe forçada pela mão de um sábio inesperado. Em suma é o último filme, um filme que revela todos os segredos da vida e acaba a necessidade do cinema.

 Uma batida de relógio de corda a soar acompanhando um relógio eletrônico, o tempo a sempre delimitar a vida e as decisões. Somos apresentados a Jerry Mitchell, um jovem pacato, de uma escola pacata. Acorda atrasado, começa desesperado o padrão, o ritual, a programação de início do seu dia determinado. Quarto bagunçado, ordem da desordem. Pacato, mas balançando na corda entre o homem e o último homem, quebrando os padrões do ritual do status-quo: aquece suas roupas no microondas, tira a pasta de dente da boca com coca-cola, atravessa os carros no seu caminho sem se importar. 

Entra Buddy Revell, o estrangeiro, o invasor do status-quo. Quem é Buddy? É um homem que não gosta de ser tocado por homens comuns, que se isolada de uma sociedade que só faz por devorar, que se isola para ler, para expandir seus conhecimentos. É um guru iluminado vagando pelo espaço e às vezes encontrando outros indivíduos que talvez com a sua ajuda possam atingir a mesma iluminação. Jerry já estava no caminho para algo mais, mas estar no caminho não é necessariamente atravessá-lo, poderia viver eternamente na sua posição. A perturbação da presença de Buddy no espaço foi todo o necessário para Jerry ser tragado até ele. E nessa interação, Buddy o testou, passo à passo, para ver se Jerry tinha todo o necessário para se tornar também um ser iluminado.


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails