26 dezembro 2010

"O POETA NASCEU DE TREZE"; DE CHALEIRA TAMBÉM!


"Hoje eu completei oitenta e cinco anos. O poeta nasceu de treze.
Naquela ocasião escrevi uma carta aos meus pais, que morava na fazenda, contando que eu já decidira o que eu queria ser no meu futuro. Que eu não queria ser doutor. Nem doutor de curar nem doutor de fazer casa nem doutor de medir terras. Que eu queria era ser fraseador. Meu pai ficou meio vago depois de ler a carta. Minha mãe inclinou a cabeça. Eu queria ser fraseador e não doutor. Então, o meu irmão mais velho perguntou: Mas esse tal de fraseador bota mantimento em casa? Eu não queria ser doutor, eu só queria ser fraseador. Meu irmão insistiu: Mas se fraseador não bota mantimento em casa, nós temos que botar uma enxada na mão desse menino para ele deixar de variar. A mãe baixou a cabeça um pouco mais. O pai continuou meio vago. Mais não botou enxada."

[Manoel de Barros, in "Memórias Inventadas" - p.39, presente do Gabriel Serrano; Dedico às meninas e meninos do De Chaleira, semana antes do aniversário do blogue - dia treze]


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails