31 julho 2010

Buster, Charles e as Mulheres

O sério e o palhaço. Um vê o mundo como é, o outro, tenta ver algo mais. Um nunca sorri e consegue tudo, o outro, sempre sorri e acaba sozinho. Os filmes de Buster Keaton e de Charles Chaplin mostram duas visões de vida opostas em relação com o mundo. O ponto de foco: as mulheres e algo que possa ser chamado de felicidade.

Buster vê seu mundo miserável e sabe que nunca vai sair dele, no máximo usa a esperança de um mundo de felicidade, para temporariamente lhe motivar. Charles vive em seu mundo miserável, mas só tem olhos para o de felicidade, age como se já estivesse nele, mesmo estando enterrado num lamaçal. Todo o significado de seus filmes se resume a suas faces, toda a verdade se revela em seus close-ups. Em A General, Buster executa as tarefas mais difíceis, literalmente chegando a parar um trem com os seus próprios pés, e tudo com uma face seca, pois mesmo estando completamente embebido pelo alcançar de um mundo feliz, onde tudo isso vale a pena, pois lhe dará a garota, também sabe que nada disso alterará sua condição de sempre estar a beira do abismo. Por sua vez, em Busca do Ouro, Charles se perde completamente em seu mundo alegre, mais por um puro desespero e sem nenhum objetivo, como quando brinca fazendo uma dança com os pedaços de pão sobre a mesa, enquanto a garota que deseja se inclina cada vez mais para os braços de brutamontes retardados. Ele voa enquanto enfiam sua cara na lama. A verdade sempre se revela no fim, como em Amores de Estudante, em que Buster, após conseguir a garota, se casa e imagens de sua vida se sucedem, mostrando um casal de vida pacata, depois melancólica, e por fim o cemitério. O que nada se compara com uma das cenas mais melancólicas da história do cinema, o fim de Luzes da Cidade, em que Charles após ser livre da prisão, vai de encontro a garota que graças a ele, não só pode agora enxergar, pois antes era cega, como tem uma vida boa. Durante todo o filme ele se fingiu de milionário tentando passá-la a idéia de um mundo de felicidades possível, e agora, graças a todo seu sofrimento e luta, ela o tem, tem um mundo bom e isso é tudo que vê. Então, Charles aparece, ela nunca tendo o visto antes, só vê mais um mendigo engraçado, por quem pode ter pena, vai até ele, e lá ele se revela, fechando o filme com dois close-ups, um da cara da garota com uma face de espanto ao ter todo seu mundo despedaçado, descobrindo que seu homem dos sonhos é aquilo que está agora na frente dela, seguido da face de Charles, com um sorriso nervoso, esperando que de alguma forma tudo de certo, mesmo vendo a verdade.

Um comentário:

Francine. disse...

Gostei muito do texto, mas meu preferido sempre vai ser o Buster. :]

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