08 junho 2011

DE LIVROS E DE GENTE

[arq.pessoal Marco AA Bueno]



DE LIVROS E DE GENTE

Por Cecília Prada

De madrugada, acesa,

Apascento meus livros.

Frio, tempo nublado e ventoso. Enrolada em um cobertor, no sofá - mas não tenho lareira nem cão labrador aos pés, para completar o quadro. O quadro que um dia pintei para mim, para quando ficasse mais velha : e a perversão hoje se realiza, o cultivo destes meus camaradas de silêncio e reflexão , camaradas fiéis e constantes - que não me falham nunca. Eles me olham irônicos, uns equilibrando óculos no nariz empoeirado, do alto da última estante ( instante?) : não era isso o que você queria , um cômodo de paredes brancas, revestido de estantes, estantes, e todos os livros do mundo, de todas as cores jeitos tamanhos à tua disposição?....

Uma biblioteca salva a custo das inundações da vida- enfim, o que sobrou dela. A maioria desses veteranos já atravessou até oceanos, já morou em tantas casas, no Brasil, na Itália, na Suíça,nos Estados Unidos...e agora, o que restou da tropa comigo à frente, aconchegados , apertados uns contra os outros estamos todos neste pequeno apartamento do Bosque, em Campinas - eles se animam, sinto um frêmito de vida , querem decerto que eu fale deles, que eu os retire do esquecimento, me dizem...enquanto lá fora o vento , aquele vento uivante da charneca inglesa de Emily Brönte, sacode os desvairados cabelos - de uma palmeira brasileira? Ora...

Eu me lembro bem do Wuthering heights ("O morro dos ventos uivantes") - eu o lia na cama, no longo período de repouso que fui obrigada a fazer quando esperava o Marcelo, em Washington. Mas na hora de ir para a maternidade, lembro bem, era de Walter Scott o livro que teve sua leitura interrompida , nunca retomada...Ivanhoe, lembrei.

E este, pequeno grande livro que descobri em um sebo...Ninguém, penso, deve ter escrito sobre ele. Sobrenome do autor: Malraux. Alguém conhece ? Não, não se trata do André Malraux que foi romancista famoso e ministro da Cultura da França..- aliás, por que não são mais lidos seus livros? Mas este "Malraux" é outra, a mulher de André, Clara, de preciosos livros de memórias, sim, traduzidos em português, alguns, como Nossos vinte anos - no qual, nestas tardas horas , pesco esta citação: "Amar uma mulher, para um homem, é talvez querê-la parecida com a imagem que ele tem dela. Amar, para uma mulher, é querer que o homem escolhido pareça-se com a imagem que ele tem de si próprio, e, muitas vezes, mais simplesmente ainda, que ele seja o que é."

Uma coisa que se poderia discutir- se tivéssemos com quem, é claro.

Livros antigos - memórias românticas. Outra mulher, Anais Nin, uma aventureira da vida e da beleza, que desfrutou amores gloriosos com vários parceiros, a começar pelo incestuoso : com seu pai, um belo e louco pianista espanhol. Depois, com Henry Miller e outros. E que deixou uma obra grande, diários, romances, poesia - foi psicanalizada por Otto Rank, que parece ter sido também seu amante. Depois, foi ela própria psicanalista. Uma citação vai aqui, uma só, preciosa: " A introspecção é um monstro devorador. É preciso alimentá-lo com abundante material, muitas experiências, muitas pessoas, muitos lugares, muitos amores, muitas criações, e então ele cessa de se alimentar de nós."

E por hoje, chega de romantismos e ventos uivantes. Ou antes, para finalizar só mais uma pequena citação: " A escrita é o mataborrão do desejo". O autor? Ora, é mais uma autora : Cecilia Prada.

_______________


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails