06 novembro 2010

PALAVRAS EM CARNE

Livro de Cabeceira, um filme de Peter Greenaway, trata do ato sexual da escrita. A história de uma garota fascinada pelo diário de uma cortesa e pela prática de seu pai de escrever sobre corpos humanos. A arte da caligrafia se amalgama com a arte do sexo em suas mãos. E como sua personagem, o diretor faz o mesmo com seu filme, o transforma em um diário a ser lentamente escrito sobre suas imagens e sobre os corpos que a garota escolhe, além de uma viagem pelas mise-en-scène japonesas.
    
O filme começa com o teatralismo do cinema clássico japonês, logo avançando para sua ocidentalização com cortes rápidos pela história de sua personagem, tudo a partir da montagem de quadros sobre quadros típica do diretor. Como a caligrafia japonesa, como o kanji, expressa significados por imagens, palavras que são imagens, Greenaway usa esses mesmos kanijs para representar os significados em seu filme. Do mesmo jeito que uma cena filmada transmite ação, tanto o pode um ideograma. E como deus que escreve o nome sobre a face de sua criatura, e o fetiche da protagonista do filme de ter seus amantes escreverem sobre si, o diretor escreve sobre seu filme.

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